Quem não paga pensão tem direito de ver o filho?
Quem não paga pensão tem direito de ver o filho?

Quem não paga pensão tem direito de ver o filho?

De acordo com a legislação vigente, isso é possível?

Quem não paga pensão tem direito de ver o filho? Esta pergunta é comumente feita no dia – dia da advocacia. Muitas mães querem impedir os pais de visitar os filhos se não pagarem pensão. De acordo com a legislação vigente, isso é possível?Após o Divórcio do casal, geralmente, quem mais sofre são os filhos. . Uma das principais angústias das crianças é perder o contato diário com o pai ou com a mãe.

Quando há conflito entre os pais, a situação é pior ainda. Por vezes as crianças se veem obrigadas a “escolher um lado”, como se com o divórcio ele deixasse de ter o pai ou a mãe.

 Entretanto, algumas mulheres (trataremos no texto que a guarda ficou com mãe, pois é o mais comum) não tem a sensibilidade de perceber que os filhos necessitam do contato com os pais para se desenvolver melhor  e usam a pensão como uma espécie de “compra do direito de visitas”.

Não há na legislação civil vigente no Brasil qualquer dispositivo que proíba o pai de ver o filho pelo não pagamento da pensão. Assim, quem não paga pensão tem direito de ver o filho. Por tal motivo, a mãe não pode proibir o pai de visitar o filho, sob o risco de perder a guarda da criança por conta de alienação parental. A maneira adequada de cobrar a pensão alimentícia atrasada é a via judicial. Desta maneira, não é impedindo o pai de ver o filho que deve ser resolvido o problema da pensão. Bom lembrar que o pai que não paga pensão pode ir para a cadeia por tal motivo.

Compartilhar

Categorias

Outras publicações

Adicional de Periculosidade, Eletricista

Periculosidade para eletricista: entenda como funciona rabalhar nas alturas, sujeito a choques, explosões, incêndio. A periculosidade para eletricista parece evidente. Tanto é que o número

Processo de inventário

INVENTÁRIO: COMO FUNCIONA E QUEM DEVE FAZER? É comum ouvir que a morte é a única certeza da vida. E realmente é. Sabemos que é